Nossa História
A Index Editorial nasceu da experiência intensiva de seu fundador, Octavio Milliet, na Fênix Editorial, onde atuou como coordenador do setor de livros digitais acessíveis durante os projetos PNLD 2021 e 2023, dentre outros. Fundada com o compromisso de promover uma educação inclusiva para todos, a Index é respaldada por uma equipe de excelência, forjada nas desafiadoras experiências anteriores. Utilizando todo o conhecimento adquirido, a empresa visa liderar o campo de edição acessível de livros digitais.
Nossos Valores
Na Index Editorial, estamos guiados por três pilares fundamentais:
Acessibilidade: Nossa meta é eliminar barreiras que impeçam o livre acesso ao conhecimento, tornando a informação disponível para todas as pessoas, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas.
Qualidade: Mantemos um padrão de excelência que é evidente em cada projeto que empreendemos, seja na conversão de um livro para formatos acessíveis ou na criação de materiais educacionais inovadores.
Tecnologia: Compreendemos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para alcançar nossos outros dois valores. Investimos em inovação e desenvolvimento contínuo para oferecer as melhores soluções em edição digital acessível.
Estes pilares são a espinha dorsal de todas as nossas operações e alicerce em nossa missão de causar impacto positivo por meio da educação.
Octavio Milliet
Octavio trabalha há 11 anos com Edição Digital. Sua entrada no mundo dos livros digitais foi marcada por um período produtivo de sete anos na empresa Results, participando de projetos de acessibilidade e colaboração com a Fundação Dorina Nowill. Em 2021, foi recrutado pela Fênix Editorial, na qual estabeleceu, treinou e coordenou uma equipe de Descrição de Imagens, oferecendo suporte às outras equipes de Linearização e desenvolvimento da plataforma de trabalho. A Index Editorial é fruto de todo esse processo, utilizando todo seu conhecimento para liderar uma equipe altamente competente em edição acessível de livros digitais. Sua formação é em Comunicação Social, pela Faculdade Cásper Líbero.
Pedro Milliet
Pedro Milliet estudou Psicologia, Música e Filosofia. Especialista em computação musical e depois em arquitetura de informação, nas décadas de 80 e 90 foi produtor de música, multimídia e aplicações Web. Junto com seu parceiro na época, Eduardo Perez, em 1999 produziu o primeiro site de apoio à educação no Brasil, o KlickEducação. A partir de 2003 iniciou seu trabalho na área de livros digitais, sempre com a acessibilidade como diferencial. Junto com Eduardo criou também o primeiro leitor de livros digitais acessíveis em formato DAISY, o DDReader. Foi membro do Conselho do Consórcio DAISY, do Conselho do Accessible Books Consortium da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI – WIPO – UN) e é consultor do projeto de Livro Didático Digital em Desenho Universal da UNICEF. Em sua trajetória até hoje, foi responsável pela produção de mais de 1 milhão de páginas de livros didáticos para formato DAISY, EPUB3 e HTML5. Hoje é sócio da empresa Fênix Tecnologias Educacionais e consultor associado da Index Tecnologias Educacionais.